sábado, 31 de outubro de 2009

A Festa da Palavra


















Nesta terceira catequese deste 4º ano juntámo-nos em volta da Bíblia e do que ela representa, quem a escreveu e da sua ligação à Festa que o nosso grupo celebra este ano, a Festa da Palavra!

Habitualmente a Festa da Palavra e as Festas relacionadas com cada ano da caminhada catequética encerravam o ano de cada grupo. No entanto, há algum tempo pensou-se nesta festa em particular e todos concordámos que se no 4ºano da catequese introduzimos a Bíblia e o estudo da mesma, não faria sentido os meninos só receberem a Bíblia no final do ano, mas sim no início para que cada um deles possua a sua própria Bíblia e a possa utilizar na catequese e em casa.

Daí, na segunda catequese falarmos da Bíblia no geral, que livro especial é este? Quem o escreveu? É um livro tão grande porquê? E acreditem! A Bíblia desperta muita curiosidade nos meninos! Talvez porque habitualmente não lidam de perto com a Bíblia, talvez até não a tenham aberto muitas vezes..

Então nesta nossa terceira catequese daquilo que falámos fomos escrevendo. Cada um deles ao descrever uma ou outra característica deste Livro escrevia-a. Ficamos então com: Bíblia - Festa da Palavra (Palavra de Deus, muitos livros, Testamentos - Antigo e Novo, muitas histórias, autores diferentes, Jesus nasceu - Novo Testamento).

Por último, e porque trabalhar com crianças implica sempre o imprevisto nasceu duma brincadeira do Pedro e do Rafael algo de novo, no qual eles nunca tinham pensado. No final de falarmos sobre a Bíblia, o Rafael quis desenhar uma gruta (dizia que era onde Jesus nasceu) eu deixei-o desenhar a gruta. Então o Pedro logo teimou que a gruta que o Rafael estava a desenhar não parecia uma gruta! Então disse-me que também queria desenhar uma gruta, mas do outro lado, para o Rafael ver como ele desenhava bem uma gruta!

O engraçado não foi o despique entre os dois. O engraçado foi eu dizer ao Pedro então para ele desenhar uma gruta também do outro lado. E no final contei-lhes uma história, história que eles nunca tinham ouvido desta forma. Então contei-lhes..

Que Jesus nasceu num estábulo velho, numa gruta (não interessa bem exactamente a descrição do sítio ao pormenor) como o Rafael tinha desenhado mas que Jesus ao morrer na cruz tinha sido depois sepultado numa.. espécie de gruta, o sepulcro! E que daí tinha ressuscitado!

Acreditem o Espírito às vezes trabalha onde e quando não estamos à espera! Mesmo quando estamos cansados (as crianças por vezes cansam-nos, por muito boa vontade que tenhamos.. são crianças!) e nem sabemos bem como lidar com duas grutas que nasceram da teimosia e despique de dois meninos!

Bem, a partilha foi longa mas espero que tenha valido a pena:)

Partilhem também! Da vossa experiência de catequisandos e de pais!

Related Posts with Thumbnails